Advertência

As matérias aqui publicadas são de inteira responsabilidade dos autores, não significando necessariamente a opinião oficial da AMCES

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Reinaugurada Capela Santa Terezinha - HUCAM



por Jorge Medina
Depois de 15 anos fechada, a Capela do Hospital Universitário Antonio Cassiano Moraes (Hucam) será reaberta nesta quinta-feira, dia 8 de agosto, às 18 horas, com uma celebração de uma missa. A reforma foi completa. Foram realizados a troca do telhado e das instalações elétricas, pintura, serviços de calhas, reformas de portas e janelas e outros reparos menores.
O valor total da restauração ficou em torno de R$ 80 mil. Parte dos recursos foi proveniente da venda do livro “A lua cheia nasce para todos”, do professor e médico da Ufes, Mário Tadeu Penedo Borges. A venda do livro representou 30% da arrecadação. Os restantes, 70%, foram obtidos por meio de doações de empresas e pessoas físicas.
A iniciativa da restauração da Capela e da arrecadação do dinheiro para efetuar a reforma foi do professor Borges, que é professor do departamento de Clínica Médica do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes e médico do Hospital Universitário (Hucam) há 33 anos.
A Capela fica localizada no CCS, em Maruípe, e foi edificada em 1950, quando ainda funcionava o antigo sanatório Getúlio Vargas. Representava um local de oração, fé, isolamento, recolhimento e fortalecimento espiritual de toda a comunidade hospitalar, principalmente para os pacientes e seus parentes.
Lançamento - Durante a cerimônia de reabertura será lançado o livro  “A reabertura da Capela do Hospital das Clínicas – um milagre de Deus”, também da autoria do médico Borges. A obra relata todo o processo de restauração da capela.
Foto: Capela do Hucam. Crédito: Jorge Lellis.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Aprovado o PL 03/2013 - Avança a agenda abortista no Brasil

por Ricardo Passamani

A presidente Dilma Roussef sancionou ontem o projeto de Lei 03/2013, que regulamenta a "profilaxia da gestação".

Para ler o relatório completo da Senadora Ana Rita (PT-ES), da Comissão de Direitos Humanos, clique aqui. O que mais preocupa é a seguinte parte:

"Em seu artigo 2º, define violência sexual de modo bastante amplo, tomando a falta de consentimento como o critério que caracteriza a violência. Assim, é violenta 'qualquer forma de atividade sexual não consentida'."

Ora, tal extensão do conceito de violência sexual pode representar, na prática, a abertura das portas para a legalização do aborto em nosso país.

De acordo com o advogado Paulo Fernando Melo da Costa, em entrevista recente ao grupo ACI Digital, na prática, qualquer mulher que chegue a um hospital alegando ter tido uma relação sexual não consentida (a definição de violência sexual que figura no PLC 3/13) ganha assim o direito de ser levada a um serviço de 'aborto legal'". 

Essa decisão ocorre uma semana após a Jornada Mundial da Juventude, a despeito de tantos apelos contrários. Por exemplo, uma estação da Via-Sacra na praia de Copacabana foi totalmente dedicada à mulher gestante e à luta em favor da vida e um casal que levava o ofertório ao Papa Francisco durante a Missa de envio, diante de mais de 3 milhões de peregrinos, utilizava uma camisa com frases de rejeição ao aborto. 

Também a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil manifestou-se antecipadamente, pedindo o veto parcial do texto do projeto aprovado no Congresso. Numerosos grupos pró-vida, advogados católicos e sacerdotes (incluindo os muito conhecidos Pe. Joãozinho e Pe. Paulo Ricardo) solicitaram o veto total do projeto de lei. 


Façamos a nossa parte e rezemos pela vida dos nascituros, pelas gestantes e pelos nossos políticos, para que sejam defensores da vida. Como disse um famoso articulista cristão, tomara que essa lei "não cole". 


OBS: A expressão "profilaxia da gestação" é utilizada para designar o uso das pílulas de emergência que, como sabemos, impedem a nidação do ovo (se já ocorrida a fecundação) tendo, por isso mesmo, grande potencial abortivo, embora sempre pretendam utilizar eufemismos.